Artigo

blog-img

Os tipos de fome

Você conhece os tipos de fome?

No ato de desenvolver hábitos alimentares saudáveis é necessário conhecer e entender os diversos tipos de fome e as diferentes formas como elas se manifestam em nossas vidas.
            Quantas vezes ingerimos alimentos por estar realmente com fome? Outras sensações, sentimentos e situações, como o cansaço após aquele dia estressante de trabalho, ocasiões especiais, sentimentos de tristeza ou felicidade, tédio, ansiedade e até mesmo memórias afetivas relacionadas a alimentos podem desencadear diferentes tipos de fome. Mas como conseguir identificá-las? 

•Fome fisiológica: É aquela necessidade física de comer. Ela não é ligada a um alimento exclusivo, nem a um sinal de emoção. É a forma de suprir a falta de energia do corpo com alimentos variados. 

•Fome social: É a vontade de comer que surge quando estamos inseridos em um contexto social, como festas de aniversário ou encontros entre amigos e familiares. 

•Fome específica: Normalmente acontece quando estamos com vontade de comer um alimento muito específico e a sensação de prazer na ingestão ocorre de forma imediata. 

•Fome emocional: Acontece quando o comportamento alimentar envolve um estado emocional específico, onde comer é uma forma de compensação. Geralmente, é desencadeada por situações de ansiedade, dor, depressão ou extrema alegria. 

A melhor maneira de entender sua fome é procurar identificar se ela é real ou apenas vontade de comer. Conheça seu corpo e suas necessidades, observe os sinais que ele apresenta no dia a dia e busque ajuda de profissionais qualificados e comprometidos com sua saúde e bem-estar.Nutricionista Andreuara  Milbratz de Oliveira 



Nutricionista Andreuara  Milbratz de Oliveira 
CRN 10 4733